Desmame Natural

 

Você sabia que o desmame precoce pode causar alterações comportamentais nos cães? Dentre estes problemas estão: Comportamento inseguro, reativo e desobediente.

O processo de desmame natural acontece da seguinte maneira: Quando os filhotes estão maiores e passam a ter dentes a amamentação passa a ser incomoda para a mamãe e devido a isso ela começa a sair do ninho com mais freqüência e passar cada vez mais tempo longe. Os cãezinhos no inicio choram, mas logo aprendem que chorar não resolve, porém que a mãe volta no seu tempo. Como o processo acontece lentamente eles começam a explorar o ambiente e assim tornam-se mais seguros, menos dependentes e principalmente aprendem a lidar com a frustração de não ter tudo o que querem.

Mais seguros e maduros os filhotes logo observam a mãe comendo e passam a repetir o comportamento aprendendo a se alimentar sozinho. Quanto mais tempo o filhote ficar com a mãe e irmãos mais ele aprende sobre linguagem canina, sobre limites e demais comportamentos que possa observar com esta convivência.

O período de socialização dos cães acontece dos 22 aos 84 dias no qual ele desenvolve a convivência com outros cães e outras espécies, desenvolve hierarquia e esses comportamentos dependem grandemente do ambiente. É importante que para o desenvolvimento psicologico saudável o cão tenha convivência com a mãe e irmãos e também com pessoas de várias idades. A falta de contato com algo nessa fase fará com que ele tenha receio de ter contato com isso no futuro, se mostrando medroso ou latindo na tentativa de afugentar aquilo que o amedronta. Devido a isso A idade mínima para separação do filhote é a partir dos 2 meses e a ideal a partir dos 3 meses de idade.

Por diversas razões, muitas vezes por falta de conhecimento, os cãezinhos são separados da mãe precocemente com 45 dias e não raro com 30 dias ou menos. O desmame feito dessa forma interrompe o processo natural feito pela mãe dos cãezinhos e assim eles perdem a oportunidade de aprender com mãe. Mostrando-se animais com dificuldade em lidar com a frustração, inseguros, agitados e desobedientes.

Portanto ao adotar ou comprar um animal, se possível, procure deixá-lo no mínimo 2 meses convivendo com a mãe, dessa forma seu cãozinho tenderá a ter mais equilibrado e obediente.

Se você tem um filhote em casa que chegou com idade inferior a 2 meses procure socializá-lo com outros cães e pessoas de várias idades. Se você tem um cão o que apresenta comportamento aversivo ou medroso com determinadas pessoas, com outros cães ou até mesmo com objetos é recomendado que ele faça uma terapia na qual aprenda a conviver com a fonte do medo.